Qual a relação das dores de cabeça com a coluna?

Não é muito comum as pessoas relacionarem dores de cabeça com a coluna. Uma vez que a maioria acredita que essas dores estejam ligadas a fome, gripe, estresse e até a muitas horas sem beber água. 

Estas condições fazem com que as dores de cabeça existam, no entanto, será mesmo que há alguma relação entre a coluna e os sintomas das dores de cabeça? 

Se você quiser saber a resposta para estas perguntas e muito mais, então, confira os próximos tópicos a seguir.

É normal sentir dor de cabeça por conta da coluna?

A resposta para esta pergunta é muito simples. Sim, é completamente normal que a coluna seja uma causa para a existência de dores de cabeça, na verdade, esse sintoma é comum em qualquer faixa etária.

Contudo, em se tratando da relação das dores de cabeça com a coluna, uma boa dica é observar se há algum problema postural aparente para fazer a ligação entre a causa e o sintoma. 

Mas, se a dor de cabeça perdurar tanto por 3 meses, se tratando de dor aguda, quanto se ultrapassar este período de tempo, tratando-se de dor crônica, logo, a dor de cabeça pode ser o problema em si, e não um sintoma.

 

Há relação entre dores de cabeça com a coluna?

Embora seja completamente comum que as pessoas sintam o sintoma, há tanto relação entre as dores de cabeça com a coluna quanto com outras condições. Sendo assim, as principais causas de ligam às dores de cabeça são as seguintes:

Fatores emocionais

Hoje em dia tem se tornado mais comum ou mais conhecido pelas pessoas os casos de crianças que sofrem com estresse e/ou ansiedade, por exemplo. Além disso, a depressão também tem alcançado a faixa etária infantil.

A partir daí, e de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, afirma-se que a depressão está associada a crianças que sofrem com dor de cabeça e enxaqueca. Assim, os fatores emocionais também favorecem o aparecimento da dor de cabeça.

Predisposição genética

É comum que a herança genética herdada seja motivo para o aparecimento da dor de cabeça. No entanto, quando se trata da relação entre as dores de cabeça com a coluna, não se trata de predisposição genética, mas de problema na postura, como você verá a seguir.

Problema postural

Por fim, a má postura e os problemas gerais que se relacionam com a coluna são responsáveis por impulsionar o aparecimento da dor de cabeça na infância. Pois, termina por criar um desequilíbrios das forças de sustentação da cabeça e que geram compensações.

Dessa forma, criando o que é chamado de cefaleia tensional. Para este problema, é aconselhável procurar uma consulta com um médico ortopedista especialista em coluna. Portanto, entre em contato e agende seu atendimento com a Clínica Core Medical, que tem anos de experiência e é referência em sua área de atuação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabiano Fonseca Especialista em coluna

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, possui residência em Ortopedia e Traumatologia, e especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral.
Registro CRM-SP nº 120.927

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabrizio Haikel Especialista em joelho

Formado em Medicina pela Faculdades Integradas Padre Albino, possui residência em Ortopedia e Traumatologia.
Registro CRM-SP nº 140.252

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Francisco Neto Ortopedia Geral

Formado em Medicina pela UMG, possui residência em Ortopedia e Traumatologia.
Registro CRM-SP nº 36.512

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Leonardo Moraes Especialista em pé e tornozelo

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, possui residência em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição.
Registro CRM-SP nº 157.797

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Javier Vargas Especialista em mão, pé e joelho

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Málaga, possui residência em Ortopedia e Traumatologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e especialização em Mão, Pé e Joelho.
Registro CRM-SP nº 64.542