Mãos

mãos

As mãos compreendem o segmento final do membro superior, através da continuação do punho e dedos. No total, nós possuímos 27 ossos na mão, todos trabalhando em conjunto, juntamente com os músculos e articulações.

Entre as características principais desta estrutura está o movimento de ação de pinça, graças ao polegar opositor. Essa condição permite que seguramos objetos, e permite a realização de trabalhos mais delicados e com maior precisão. Escrita, construção de ferramentas, entre outras atividades. 

Anatomia da mão

Em relação a sua estrutura, nós podemos dividir a mão em três partes: o carpo, o metacarpo e a falange. O carpo possui 8 ossos, que ficam dispostos em duas fileiras. O metacarpo representa a nossa palma da mão. Formada por 5 ossos, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges ( que correspondem aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular).

Os músculos das mãos estão divididos em 5 grupos: os músculos tenares, hipotenares, lumbricais, interósseos palmares e interósseos dorsais. Eles permitem a realização de movimentos da estrutura como um todo e do polegar, em movimentos como abdução, adução, flexão e oposição.

Por fim, a anatomia da mão seria inútil se o punho. Trata-se de outra estrutura complexa, que conecta toda a mão ao rádio e ulna, facilita a passagem de tendões, juntamente com as estruturas neurovasculares, e nos permite explorar todos os movimentos. 

Tratamentos e diagnósticos de problemas da mão

Como vimos, a mão é um membro complexo. Dessa forma, seu tratamento deve ser altamente especializado, feito com cirurgias reparadoras e programas específicos de reabilitação. A ortopedia dispõe de uma especialidade inteiramente dedicada a esta estrutura, chamada de cirurgia da mão.

Esse profissional é um especialista em cuidados e tratamento de doenças que acometem esse membro superior, incluindo ossos, tendões, articulações, ligamentos, nervos, pele e vasos sanguíneos.

A Core Medical dispõe de profissional especializado em mão. Entre em contato conosco!