Ombro

ombro

A articulação do ombro é uma das mais complexas e instáveis do nosso corpo. Além disso, é extremamente suscetível a traumas e degenerações. Formada pela união do úmero, da escápula e clavícula, é composta por quatro articulações separadas: a articulação glenoumeral, a acromioclavicular, a esternoclavicular e ligações da omoplata com os músculos da coluna cervical.

Quando essa estrutura é acometida por lesão, geralmente, o diagnóstico se dá por exame físico. Contudo, às vezes, faz-se necessário a realização de exames de imagens, como a radiografia e a ressonância magnética.

Além das articulações, existem alguns músculos que também compõem a região, responsáveis pelo movimento da articulação. São eles:

🔹 Músculos do trapézio, responsáveis pela elevação;
🔹 Músculos da grande dorsal, que puxa o braço para baixo;
🔹 Músculos do deltóide, responsável pela elevação lateral;
🔹 Músculos do peitoral, que puxam o braço para frente. 

Quais são as possíveis lesões no ombro?

Como dito anteriormente, a articulação do ombro é muito suscetível a lesões. Diariamente, está sujeita a empurrões,puxões entre outros problemas. A luxação do ombro, inclusive, é extremamente dolorosa, e pode causar danos permanentes. Além disso, há também o desgaste crônico, que pode levar ao rompimento dos tendões.

Entre as principais condições que acometem esta estrutura estão:

🔹 Fraturas (clavícula, proximal do úmero);
🔹 Luxações;
🔹 Distensões;
🔹 Doenças ( artrite, osteoartrite, etc). 

Quando se deve procurar um ortopedista?

Esse especialista deve ser procurado sempre que você apresentar dores, condições e lesões à estrutura. Durante a consulta, é feita uma avaliação de todas as estruturas associadas ao ombro, além das características da dor, como localização, intensidade e frequência.

Além disso, ele observa também se há alguma limitação de movimento, como por exemplo, esticar o braço ou levantar o mesmo acima da cabeça. Para auxílio, podem ser feitos ainda exames como a ultrassonografia e raio x.

Em casos brandos, medicamentos e fisioterapia são os tratamentos indicados. Quando a lesão é grave, pode ser feita a artroscopia. Esta técnica, minimamente invasiva, corrige os problemas através de pequenos orifícios na pele e robótica.

A Core Medical oferece tratamentos para ombros e articulações adjacentes! Entre em contato com a gente!