pé

O pé é uma estrutura essencial, com várias funções, importantes para nossa postura e boa execução dos movimentos do corpo. Para que ele possa desempenhar todas as suas atividades, é preciso mantê-lo sempre em atividade.

Ele compreende os ossos do tarso, os ossos do metatarso e as falanges (ou ossos do dedo do pé) .

Vamos entender cada parte separadamente. 

Tarso

É a região que corresponde à metade posterior do pé, contendo sete ossos, chamados de ossos tarsais. O peso do nosso corpo é suportado principalmente pelos dois ossos maiores, o tálus e calcâneo (que forma o calcanhar do pé). Os outros ossos do tarso são o cubóide, localizado lateralmente, o navicular, localizado medialmente e os cuneiformes medial, intermédio e lateral, localizados anteriormente.

Metatarso

Estrutura formada por cinco ossos pequenos e alongados, a qual damos o nome de ossos metatarsais. Eles são enumerados de um a cinco, começando sempre pelo lado medial do pé. São aproximadamente paralelos uns aos outros. o Hálux, é o maior, e é um dos responsáveis pelo apoio do peso do nosso corpo.

Falanges

O pé possui, no total, quatorze falanges. Os ossos são denominados como falanges proximal, medial e distal. 

Tipos de pé

Ao todo, existem dois tipos de pé: o pé cavo e o pé plano. Os pés cavos apresentam um aumento da elevação no centro, muito na população. Uma das queixas frequentes de quem tem esse tipo de pé é a dificuldade de se adaptar a calçados e dores nos calcanhares, já que a elevação retira o apoio no calcanhar.

O pé chato não possui esta elevação. Suas disfunções estão ligadas a aumento de tamanho e mudança de estrutura. 

Dores nos pés

Em suma, existem muitos fatores que podem causar problemas nos pés. Elas vão desde lesões ligamentares, musculares, nervosas e até tumores de partes moles.

Dúvidas sobre as condições que afetam os pés? Entre em contato com a equipe da Core Medical!