Quadril

quadril

Quando nos referimos ao quadril, estamos falando da articulação entre a cabeça do fêmur e a bacia, na região do acetábulo. Assim, trata-se de uma articulação de grande porte, adaptada para suportar todo o peso do nosso corpo, além de permitir toda nossa locomoção, extensão e rotação dos membros inferiores.

Em torno do quadril existem muitos ligamentos que impedem que o mesmo se desloque ou saia do lugar. Os fortes músculos da região também ajudam a manter a estrutura estável. As juntas são cobertas por cartilagens resistentes, que permitem o deslizamento dos ossos, sem atrito e sem dor.

Apesar de ser robusta, o quadril pode ser acometido de uma variedade de enfermidades. Na prática de esportes, quedas e outras situações podem levar a lesões nesta estrutura. Entre as mais comuns destacam-se:

🔹 Fraturas;
🔹 Deslocamentos;
🔹 Doenças.

As manifestações clínicas dependem inteiramente da extensão do processo degenerativo e da atividade dos pacientes. Geralmente, os sintomas se iniciam com fortes dores, seguidas de limitação funcional e consequente rigidez articular.

Nesta fase, os sintomas deixam de ser esporádicos e passam a ser constantes e resistentes inclusive a remédios, chegando a comprometer o bem estar, sono e qualidade de vida do indivíduo.

Os diagnósticos para os problemas no quadril incluem exames de imagem e exames físicos. Eles são fundamentais para identificar os estágios, evolução e gravidade das patologias que acometem essa estrutura.

Como são os tratamentos associados ao quadril?

Os tratamentos clínicos são indicados quando o diagnóstico do problema é feito em fases iniciais. Geralmente, eles incluem fisioterapia, redução da atividade física com impacto, medicamentos e uso de proteção no local.

Os tratamentos cirúrgicos são indicados em casos de desgaste precoce das cartilagens. As cirurgias conservadoras são realizadas com o objetivo de diminuir a velocidade do desgaste e adiar o uso de próteses. Vale salientar que nem todos os processos degenerativos do quadril precisam de prótese como tratamento inicial.

A prótese total é indicada em casos em que as alterações das estruturas, ossos e cartilagens estão seriamente comprometidas,afetando a qualidade de vida do indivíduo.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe da Core Medical!