Tornozelo

tornozelo

A articulação do tornozelo é a nossa conexão entre o pé e a parte inferior da perna. Dessa forma, ele inclui duas articulações: a articulação tíbio-társica.

Essas articulações permitem que movamos o nosso pé, em movimentos de dorsiflexão e flexão. A flexão plantar é o movimento que nos permite apontar o pé para o chão, além do movimento na ponta dos pés. A dorsiflexão é o contrário da flexão, e envolve o movimento do pé para longe do chão, como puxar os dedos para cima e andar sobre os calcanhares. 

Lesões no tornozelo

As entorses e lesões ligamentares estão entre as mais frequentes lesões que acometem esta estrutura.

Os ligamentos desta articulação podem sofrer distensão ou mesmo ruptura em consequência de uma torção de pé, podendo vir acompanhada ou não de aplicação de força externa. Em sua maioria, ocorrem durante a prática de atividades físicas, principalmente em esportes que necessitam de mudanças bruscas de direção.

Elas podem ser classificadas de acordo com sua gravidade.

🔹 Grau I (leve): estiramento sem ruptura, com posterior inchaço e sensibilidade das estruturas afetadas. Prejuízo funcional leve e moderado, além de instabilidade.

🔹 Grau II (moderado): Ruptura microscópica parcial, seguidos de dor, inchaço e sensibilidade. Prejuízo funcional leve a moderado.

🔹 Grau III (grave): Ruptura total da estrutura, com inchaço total, hematomas e dor constante. Perda da função do tornozelo. Total instabilidade e incapacidade de suportar qualquer carga.

O diagnóstico do problema é feito através de exame físico. Na consulta são esclarecidos as circunstâncias que levaram a lesão. Além disso, podem ser realizados exames de imagem, como raios X e Ressonância Magnética. 

Tratamento para lesões do tornozelo

O tratamento desta estrutura inclui mobilização funcional, repouso, gelo, compressão e elevação. Após a redução do inchaço, toda a articulação é estabilizada com uma órtese e o suporte de carga é restabelecido gradativamente ao longo do tempo. Podem ser realizadas cirurgias, dependendo da gravidade.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a equipe da Core Medical!