A Medicina Regenerativa vem ganhando cada vez mais destaque entre os profissionais, desenvolvendo técnicas minimamente invasivas que proporcionam mais segurança e bem-estar aos pacientes, ao mesmo tempo em que apresentam resultados eficazes. A Ortopedia não poderia ficar de fora dessa modalidade, aderindo a uma série de intervenções inovadoras e eficientes. No conteúdo de hoje vamos …
A Medicina Regenerativa vem ganhando cada vez mais destaque entre os profissionais, desenvolvendo técnicas minimamente invasivas que proporcionam mais segurança e bem-estar aos pacientes, ao mesmo tempo em que apresentam resultados eficazes. A Ortopedia não poderia ficar de fora dessa modalidade, aderindo a uma série de intervenções inovadoras e eficientes. No conteúdo de hoje vamos falar do tratamento da hérnia de disco pela Ortopedia Regenerativa. Continue sua leitura e saiba mais!
O que é a hérnia de disco?
Antes de falarmos do tratamento, porém, é importante esclarecer do que se trata esse problema. A hérnia de disco ocorre quando um disco intervertebral – que se localiza entre as vértebras da coluna – sai da sua posição normal ou tem seu interior deslocado, comprimindo as raízes nervosas ou provocando inflamações.
Isso pode acontecer devido ao desgaste natural da estrutura, por carregar pesos excessivamente ou por cultivar maus hábitos alimentares e tabagismo, entre outros fatores. Os sintomas da hérnia de disco incluem dor na coluna, formigamento e dores nas pernas e/ou nos braços (dependendo da região).
O que é a Ortopedia Regenerativa?
A Ortopedia Regenerativa é a área busca tratar das lesões do esqueleto – e do nosso sistema locomotor – sem necessitar de cirurgias e procedimentos invasivos. Ela substitui ou reconstitui os tecidos por meio de medicações, de infiltrações extra e intra articulares ou de ondas de choque, por exemplo, tratando questões como a artrose, as tendinites e as hérnias, é claro.
O trabalho geralmente conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas e acupunturistas, entre outros profissionais. Afinal, compreende-se que o tratamento de forma integral, considerando o indivíduo como um todo, é mais eficiente e assertivo.
Como funciona o tratamento da hérnia de disco na Ortopedia Regenerativa?
O tratamento se inicia com a análise dos sintomas e a verificação do grau da lesão. Podem ser recomendados medicamentos analgésicos para o alívio da dor, além de outros produtos para a regeneração do local, assim como alongamentos e reforço muscular.
A ideia é regenerar os tecidos do modo “conservador”, sem precisar abrir o paciente. Quando a lesão está avançada e exige uma intervenção maior, a descompressão com agulhas pode ser uma boa opção: ela consiste em uma técnica minimamente invasiva, na qual são feitas pequenas incisões para a inserção dos instrumentos. Os médicos se orientam a partir de uma microcâmera e não é necessário realizar um grande corte na região.
O mais indicado é procurar um ortopedista assim que surgirem os sintomas da hérnia de disco. Quando o diagnóstico é feito no início da questão, a Medicina Regenerativa fará o possível para restaurá-lo e prevenir o agravamento.
A Ortopedia Regenerativa é uma área fundamental para o bem-estar e a promoção da qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles resolvam ou convivam com suas questões com maior segurança, conforto e menos limitações. Espero que tenha gostado de saber como funciona essa abordagem para tratar a hérnia de disco. Se você está com algum sintoma dessa lesão, não deixe de agendar um horário para conversar com o Dr. Fabiano!