A dor é algo que é inerente à vida humana. No entanto, conceituar ela ainda é um tanto difícil para algumas pessoas.Além disso, elas podem ser sentidas em diferentes partes do corpo, por exemplo, a coluna. Sendo assim, neste artigo você irá saber qual é a distinção existente entre a dor crônica e aguda na coluna.Tipos …
A dor é algo que é inerente à vida humana. No entanto, conceituar ela ainda é um tanto difícil para algumas pessoas.
Além disso, elas podem ser sentidas em diferentes partes do corpo, por exemplo, a coluna.
Sendo assim, neste artigo você irá saber qual é a distinção existente entre a dor crônica e aguda na coluna.
Tipos de dores: Diferença entre dor aguda e crônica na coluna
De forma simples, a dor aguda é a mais leve. Na verdade, ela se caracteriza como um tipo de dor que pode ser sentida logo depois de um corte, arranhão, acidente, queda e etc.
A duração da dor aguda é menor que o período de tempo em que a dor crônica persiste. Assim, enquanto a dor aguda tem a duração de até 3 meses, a dor crônica pode durar acima deste período.
A partir disso, a dor aguda e crônica na coluna irá ser diagnosticada por profissionais especialistas em coluna, com base em sua duração.
O que pode causar dor crônica e aguda na coluna?
Não há como dizer com certeza o que pode ou não causar dor crônica e aguda na coluna, uma vez que será o tempo em que a dor persiste que irá identificar o tipo de dor que um paciente sente.
No entanto, de maneira geral, há alguns fatores que levam ao aparecimento de dores na coluna. Os mais comuns são os seguintes:
Obesidade
Devido ao excesso de peso, a sobrecarga é direcionada para as vértebras da coluna e, a partir disso, surgem as dores na coluna. Além dessa região, a sobrecarga afeta, também, as articulações dos joelhos e quadril.
Postura errada
Uma postura errada ocasiona modificações na estrutura da coluna, o enrijecimento das articulações e encurtamento dos músculos. Desse modo, alguns sintomas surgem como por exemplo;
- Dor na lombar;
- Dor no meio das costas.
- Dor na cervical e etc.
Sedentarismo e tabagismo
Tanto o sedentarismo quanto o tabagismo são maus hábitos que causam dor na coluna, seja ela aguda ou mesmo evoluindo para o tipo crônico.
O sedentarismo aumenta o risco de desenvolver a dor na coluna por conta da fragilização dos músculos do abdômen, pélvis e das costas. Por sua vez, o tabagismo dá a sua contribuição para o desgaste dos discos intervertebrais.
Dessa maneira, se você tiver algum desses maus hábitos ou sintomas que foram apresentados, é aconselhável buscar a ajuda de um médico ortopedista especialista em coluna.
Portanto, entre em contato com a Clínica Core Medical, que é comprometida com o oferecimento de um atendimento excelente, personalizado e individualizado para a avaliação e manejo de pacientes com problemas na coluna.