Você já deve ter ouvido falar em acupuntura. Trata-se de uma prática milenar, com origem na China, há mais de 5.000 anos.
Existem, por trás dela, um conceito. Segundo a prática, nosso corpo é composto por energia, que fica acumulada em várias regiões. Essas regiões são chamadas de meridianos. Caso o fluxo de energia esteja em desequilíbrio, ele provoca uma inflamação, levando a dor, cansaço e fraqueza.
Dessa forma, a acupuntura tem como principal objetivo justamente restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, promovendo efeitos analgésicos a anti-inflamatórios no corpo.
A técnica consiste na aplicação de agulhas finas e pontos específicos do corpo, para alívio de dores, melhora da imunidade e até no tratamento de problemas de origem emocional. Antes de qualquer coisa, o tratamento não possui contraindicações, e é recomendada para a maioria dos pacientes.
Entre as doenças que podem ser tratadas com esta prática, temos:
🔹 Doenças gastrointestinais;
🔹 Doenças respiratórias;
🔹 Doenças neurológicas;
🔹 Doenças do sistema músculo esquelético.
A prática possui inúmeras vantagens. Além das citadas anteriormente, como o tratamento de doenças e alívio das dores, a acupuntura apresenta:
🔹 Rapidez nos resultados;
🔹 Diminuição no uso de medicamentos, tanto para casos de uso contínuo quando para casos agudos;
🔹 Segurança (procure sempre um profissional habilitado para realizar a prática)
🔹 Ausência de efeitos colaterais.
Existem várias. Elas podem ser usadas de acordo com a doença ou problema de saúde da pessoa. São elas:
Acupuntura auricular: usada pra o tratamento de doenças físicas ou emocionais, e pode ser realizada com ou sem agulhas. A aplicação é feita em pontos específicos das orelhas;
Acupuntura estética: utilizada para melhorar a elasticidade da pele, estimulando a produção de colágeno, recuperação de músculos e crescimento das células de sustentação. Dessa forma, ajuda a combater rugas e até gordura localizada.
Eletroacupuntura: usada para aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono através da liberação.
Quer saber mais sobre a prática? Entre em contato com a equipe da Core Medical!