RPG (Reeducação Postural Global)

RPG

Nosso estilo de vida tem mudado muito ao longo dos anos. Cada vez mais, estamos aumentando o uso de computadores, notebooks e dispositivos móveis. Apesar do grande avanço que essas tecnologias nos proporcionam, alguns problemas vieram atrelados. E ela se chama má postura.

O ato de nos curvar diariamente passou a nos proporcionar muitos problemas de coluna, ombros caídos, costas curvadas, entre tantos outros problemas. Contudo, a medicina, com o objetivo de diminuir os problemas relacionados, apresenta a RPG ( Reeducação Postural Global).

Trata-se de uma solução utilizada há anos, sendo bastante eficaz, principalmente para as patologias posturais. 

Mas afinal, como funciona essa técnica?

Em suma, são realizados uma série de exercícios periódicos, com o objetivo de corrigir lesões e reeducar o paciente sobre como se posicionar corretamente ao realizar as atividades do dia a dia. Seus efeitos podem auxiliar na melhora de diversas patologias, como as hérnias de disco, a fibromialgia e escoliose.

As sessões duram, em média, uma hora cada sessão. A duração do tratamento dependerá das condições e necessidade de cada paciente. Os resultados, inclusive, já podem ser percebidos desde a primeira sessão, e atingem o sucesso em 90% dos casos.

Cada paciente recebe um tratamento totalmente personalizado, ou seja, não existe uma fórmula específica para aplicação da RPG. Dessa forma, é essencial que a prática seja ministrada com profissionais formados em RPG, para entender cada necessidade para supri-las através da técnica. 

Quais são os fundamentos dessa prática?

Existem, atualmente, três princípios básicos que regem a RPG:

A globalidade: corpo visto como um todo, ou seja, o tratamento não foca apenas na área lesada;

Individualidade: tratamento individuais;

Causalidade: muitas vezes, o local da dor está relacionado com outras partes do corpo ou a outras doenças distintas. Dessa forma, tratar o corpo permite atingir mais facilmente a verdadeira causa do problema.

Quer saber mais sobre a prática? Entre em contato com a Core Medical!