Vivendo com Artrite Reumatoide: Estratégias para Alívio e Bem-Estar

A Artrite Reumatoide é uma condição que afeta articulações, demandando uma abordagem holística para o tratamento e alívio de sintomas. Existem estratégias que podem contribuir para a promoção de mais bem-estar, sendo importante encontrar aquelas que funcionam para você.

Hoje vamos conversar Com mais detalhes sobre o assunto, trazendo alguns exemplos de práticas que podem contribuir para pessoas com esse tipo de artrite. Tenha uma boa leitura!

O que é a artrite reumatoide?

A “Artrite Reumatoide” (AR) é uma doença autoimune que afeta articulações. O sistema imunológico ataca erroneamente as próprias células saudáveis, resultando na inflamação da membrana sinovial, responsável pela lubrificação articular. Isso leva à erosão da cartilagem e do osso. 

O diagnóstico adequado é muito importante para gerenciar a AR, encontrando o tratamento mais apropriado para cada paciente e estratégias úteis para o bem-estar e o alívio.

Quais são os tipos de tratamento mais comuns para a artrite reumatoide?

O tratamento da Artrite Reumatoide é multifacetado, visando controlar a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir complicações. Confira alguns dos tipos de tratamento mais comuns!

Medicamentos

Os medicamentos podem desempenhar um papel importante no manejo da AR. São prescritos remédios de acordo com as demandas de cada caso, de forma que podem ser prescritas medicações para aliviar a dor e a inflamação, ou para retardar ou impedir o avanço da artrite, entre outros objetivos. 

É fundamental que as medicações sejam sempre utilizadas de acordo com prescrição, orientação e acompanhamento médico.

Fisioterapia e terapia ocupacional

A fisioterapia desempenha um papel importante no tratamento da AR. Exercícios específicos podem cuidar da amplitude de movimento, fortalecer músculos ao redor das articulações e aliviar a rigidez. Terapias ocupacionais focam na adaptação de atividades diárias.

Gerenciamento de estilo de vida

As estratégias também incluem o gerenciamento do estilo de vida. A prática regular de exercícios adequados, por exemplo, ajuda a cuidar da flexibilidade, enquanto uma alimentação balanceada pode contribuir para o alívio de desconfortos. 

Alguns pacientes relatam benefícios ao evitar certos alimentos. Além disso, Práticas de lazer, sono e descanso adequado, contribuem Para o emocional, que também influencia no corpo.

Cirurgia

A cirurgia pode ser considerada em alguns casos. A substituição articular, como a artroplastia de joelho ou quadril, pode ser necessária para restaurar a função e aliviar a dor.

Gerenciamento de estresse

O gerenciamento do estresse é importante, pois o estresse pode desencadear ou agravar os sintomas da AR. Técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, podem ser úteis. 

Adaptações no ambiente

Adaptações no ambiente doméstico e no local de trabalho podem facilitar a vida cotidiana. Ferramentas ergonômicas, apoios e modificações simples podem reduzir a pressão nas articulações e reduzir desconfortos.

Grupos de apoio ou grupos online

Participar de grupos de apoio ou comunidades online permite que os pacientes compartilhem experiências, obtenham informações valiosas e encontrem suporte mútuo. Conectar-se com outros que lidam desafios semelhantes pode ser reconfortante e esclarecedor.

Comunicação aberta com profissionais

A abertura na comunicação com a equipe médica é fundamental. Discutir quaisquer preocupações, ajustar o plano de tratamento conforme necessário e manter um diálogo contínuo contribuem para uma gestão mais eficaz da AR.

Esses foram alguns exemplos de estratégias para lidar com a Artrite Reumatoide. Cada pessoa pode encontrar melhores resultados com recursos diferentes, sendo importante descobrir o que funciona para você, sendo essas técnicas ou outras.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta, entre em contato pelo WhatsApp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabiano Fonseca Especialista em coluna

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, possui residência em Ortopedia e Traumatologia, e especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral.
Registro CRM-SP nº 120.927

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabrizio Haikel Especialista em joelho

Formado em Medicina pela Faculdades Integradas Padre Albino, possui residência em Ortopedia e Traumatologia.
Registro CRM-SP nº 140.252

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Francisco Neto Ortopedia Geral

Formado em Medicina pela UMG, possui residência em Ortopedia e Traumatologia.
Registro CRM-SP nº 36.512

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Leonardo Moraes Especialista em pé e tornozelo

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, possui residência em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição.
Registro CRM-SP nº 157.797

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Javier Vargas Especialista em mão, pé e joelho

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Málaga, possui residência em Ortopedia e Traumatologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e especialização em Mão, Pé e Joelho.
Registro CRM-SP nº 64.542